No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum no país.
75% dos casos diagnosticados mundialmente são referentes à homens acima de 65 anos, por este motivo, é considerado um câncer da terceira idade. Alguns tumores podem crescer de forma rápida e outros muito lentamente, o que torna a detecção precoce fator decisivo para o sucesso do tratamento.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata.
Quais são os fatores de risco?
- Idade: a incidência e taxa de mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos
- Hábitos de vida: consumo exacerbado de álcool, fumar e uma alimentação desbalanceada
- Histórico familiar: pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade
- Excesso de gordura corporal
- Exposição à químicos utilizados na indústria química, mecânica e agrotóxicos
Sinais e sintomas:
Este é um tipo de câncer de desenvolvimento silencioso em sua fase inicial. Muitos pacientes mostram-se assintomáticos ou com sintomas parecidos aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar ou aumento da frequência com que urina). Em estágios avançados, pode evoluir para dor óssea, presença de sangue na urina ou, em casos mais graves, infecção generalizada e insuficiência renal
Detecção precoce:
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Caso os indicadores apontem suspeita, é indicado que o paciente realize a biópsia.
Tratamento:
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um. Dentre as possibilidades estão cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, ou uma combinação destes métodos.
É no mês de novembro que o assunto recebe destaque, mas a atenção deve ser o ano inteiro! Mantenha bons hábitos de vida e consultas regulares ao médico, converse sobre o tema e busque sempre informação especializada. Conhecimento e detecção precoce salvam vidas.
INCA. Tipos de câncer: câncer de próstata. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata. Acesso em: 05 nov. 2021.