Quando o novo integrante da família chega, principalmente para pais de primeira viagem, o momento do banho gera muita dúvida e até mesmo apreensão. Pensando nisso, a Pitibebê separou algumas dicas e informações para que você fique mais confiante e seguro na hora do banho do seu filhote!
Qual o método mais recomendado para dar banho no bebê?
O banho de imersão, em que o bebê é colocado na banheira com água até a cintura, é o mais indicado, pois promove menor perda de calor e maior conforto ao recém-nascido.
Qual temperatura a água deve estar e qual a duração de tempo?
A temperatura da água deve estar entre 37°C e 37,5°C (sendo sempre cuidadosamente medida) e o banho deve durar de 5 a 10 minutos. Além da água, a temperatura do ambiente também deve ser controlada para evitar mudanças bruscas de temperatura. Em locais frios é recomendável o uso de aquecedores.
Quais materiais e produtos devem ser utilizados?
Deve-se optar por produtos de limpeza suaves, destinados à pele do bebê, que não alterem significativamente o pH fisiológico ácido da pele. Sabonetes líquidos infantis sem perfume, e especialmente os sindets, são os mais recomendados.
Logo após o banho, a pele deve ser gentilmente seca com uma toalha macia e limpa.
Na Pitibebê, você encontra toalhas de banho com capuz e fralda embutida 100% algodão, perfeitas para esta ocasião.
Você pode conferir todas as opções de cores e estampas no link: https://pitibebe.commercesuite.com.br/enxoval/toalhas-de-banho
O uso de hidratante é recomendado?
Os hidratantes podem ser utilizados, mesmo no período neonatal, de preferência após o banho, diariamente ou pelo menos 3 vezes na semana. A escolha do produto deve ser criteriosa, dando preferência aos específicos para esta faixa de idade, hipoalergênicos e sem perfumes. Converse com seu pediatra antes de aplicar qualquer produto à pele do bebê, este profissional auxiliará na escolha do produto mais indicado.
Para finalizar, reunimos alguns pontos importantes e dicas para tornar o momento do banho do bebê seguro e agradável:
- Aqueça o banheiro antes de iniciar o banho.
- Uma música de fundo acalma e ajuda a criar o clima ideal.
- Tenha tudo que vai precisar sempre à mão antes de colocar o bebê na banheira.
- Converse com a criança ou cante para ela durante o banho.
- Comente tudo o que vai acontecer, para que o pequeno fique tranquilo e curta o momento.
- Nunca deixe o bebê sozinho na banheira.
Lembre-se: sempre que houver alguma dúvida, consulte seu médico de confiança, este profissional é apto a ajudar você e seu bebê.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Banho do bebê. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br. Acesso em: 01 dez. 2021.